Padrão de distribuição espacial e temporal da comunidade de Aves e da fauna de solo em campo rupestre do Parque Estadual da Serra Dourada, Goiás.

Naiara Priscila de Araújo

Resumo


Comunidades ecológicas podem ser consideradas coleções de espécies que ocorrem em um determinado tempo e espaço, que potencialmente interagem entre si, podendo variar no tempo e no espaço, comportando como subunidades espaciais e temporais. O estudo da dieta de uma comunidade de aves pode fornecer informações sobre sua estrutura trófica e condições físicas do ambiente, ao considerar o alimento como recurso e como um dos aspectos mais importantes para determinação de processos ecológicos e evolutivos. Assim, esta pesquisa analisou o padrão de distribuição espacial e temporal da comunidade de aves insetívoras diurnas e suas presas em potencial, em uma parcela (600 x 600 m2) de Campo Rupestre do Parque Estadual Serra Dourada (PESD). Foram observadas 26 espécies de aves. Nenhuma espécie de aves foi registrada em todos os meses ou em todos os pontos, assim como não foram registradas espécies espacialmente muito comuns. As espécies raras ou pouco abundantes (2 e 3 indivíduos) predominaram. Embora os valores médios observados indiquem homogeneidade na comunidade, as freqüências indicam heterogeneidade espacial e temporal. Foram capturados 6650 indivíduos fauna associada ao solo. A ordem Hymenoptera foi a mais representativa, tanto em número de indivíduos, quanto em biomassa. A fauna associado ao solo é espacialmente homogênea com relação à biomassa, porém heterogênea com relação à distribuição temporal.  Porém quando utilizamos como parâmetro a freqüência de indivíduos é espacial e temporalmente heterogênea. A comunidade de aves não está sendo condicionada pela comunidade da fauna do solo, pois não observamos correlações significativas entre: riqueza e abundância de aves e riqueza de morfoespécies da fauna associada ao solo; abundância e biomassa da fauna associada ao solo. Como resultado das avaliações elaboradas a partir desta pesquisa, foi possível perceber que a PESD pode ser considerada uma área com flutuações espaciais e temporais nas comunidades que ali ocorrem.


Palavras-chave


Avifauna; Cerrado; Conservação; Insetos; Unidade de Conservação

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Para visualisar/abrir os manuscritos da revista (arquivos PDF) é necessário o software Acrobat Reader. Se você não possui este software, clique aqui para fazer o download da versão atualizada, em português. O software é gratuito e de fácil utilização.

________________________________
Copyright © 2010-2015 CEMAVE/ICMBio.
OJS - Open Journal Systems customizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/CEMAVE.
Utilizada a tradução do SEER-IBICT para o Português-Brasileiro.

(Recomendamos utilizar o Mozilla Firefox , Google Chrome e resolução mínima 1024 x 768 pixels)